Hoje eu vou te presentear com informações maravilhosas para harmonizar as energias de seus ambientes utilizando mandalas.
Eu sou Patricia Franchi, cocriadora do SET – Studio da Arte.
Talvez, assim como a maioria das pessoas, você também esteja buscando sua harmonização existencial. Ou quem sabe, você queira integrar seu consciente e inconsciente. Mas pode ser também que você deseje curar feridas psíquicas.
Dessa forma, caso você se enquadre em uma ou mais dessas condições, continue a leitura. Certamente você irá se surpreender!
BEM, ENTÃO VAMOS COMEÇAR COM UMA HISTÓRIA
Hoje, enquanto eu caminhava pelo jardim, fui invadida por um sentimento de profunda harmonia e integração com minhas plantas, com minhas orquídeas floridas, a sete léguas está maravilhosa com suas flores cor de rosa… com a cascata, os cristais e os peixes, com a luz suave do sol da manhã, com aquele ar fresco, com as mandalas em pedras e móbiles… enfim, com todo o jardim.
De todas as plantas, as que mais me emocionam são as pequenas suculentas. Aquelas plantas gorduchas que armazenam água, sabe quais são?
Eu tenho uma coleção delas.
E todas as vezes que paro para observá-las mais de perto, me conecto com elas de forma sobrenatural. Elas atraem o meu olhar. Principalmente aquelas com o formato de mandalas (família Crassulaceae). Elas são verdadeiras mandalas vivas. E por falar nisso…
VOCÊ JÁ PERCEBEU QUE EXISTEM MANDALAS EM TUDO?
Isso mesmo! Elas estão em tudo mesmo:
- no olho humano;
- nos diagramas que representam as 4 estações do ano, as coordenadas geográficas e os 4 elementos da natureza;
- na forma das galáxias;
- na distribuição dos planetas ao redor do sol;
- nos círculos concêntricos que surgem no interior do tronco das árvores;
- nas plantas, principalmente nas flores, pétalas e folhas;
- nas conchas dos moluscos;
- na estrutura dos cristais;
- na forma das nossas impressões digitais – olhe para o seu dedo agora;
- e obviamente, em nossos chakras de luz.
Basta parar um pouco e observar.
Por isso, te convido a prestar bastante atenção ao seu redor nos próximos dias, você verá mandalas em todos os lugares, da natureza até as construções urbanas. Você poderá compartilhar fotos das mandalas que viu aqui, nos comentários.
O SIGNIFICADO E SIMBOLISMO DAS MANDALAS
A palavra Mandala significa “círculo sagrado” ou “completude”, em sânscrito.
As mandalas foram utilizadas ao longo do tempo, por diversas culturas como forma de enviar ao universo suas pretensões.
Desta forma, eram muito uteis em rituais de meditação, de oração e cura.
Elas simbolizam o universo, por isso são relacionadas à geometria sagrada (geometria da criação ou geometria universal).
Ou seja, a geometria de tudo que existe, representando um padrão matemático, geométrico a partir do qual tudo se criou e se cria no universo.
OUTROS SIGNIFICADOS JÁ FORAM ATRIBUÍDOS ÀS MANDALAS:
- círculo mágico ou de concentração de energia;
- símbolo da integração e da harmonia;
- representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo.
AS MANDALAS E OS PORTAIS
De acordo com a visão espiritual, as mandalas representam portais de energia para o equilíbrio e purificação. Desta forma, elas nos auxiliam no autoconhecimento e na expansão da consciência.
Numa visão holística, as mandalas simbolizam um estado de existência harmônico e integrado do ser humano com o cosmos. Uma forma de entrar em contato com o nosso eu interior, unificando os diversos aspectos que constituem o nosso ser.
As mandalas sagradas representam as dimensões do nosso espirito, da nossa consciência e o estado de iluminação que alcançamos.
MANDALAS NA HARMONIZAÇÃO DE ENERGIAS
Além de serem lindas na decoração, todas as mandalas são consideradas portais mágicos de energia. Por isso, elas geram e emitem vibração ao ambiente. Dessa forma, elas podem alterar a energia daquele local. Portanto, elas sempre serão benéficas.
Sendo assim, devido ao seu poder na emanação energética, é possível cocriar mandalas com emanações específicas, de acordo com a necessidade de harmonização de cada ambiente. Nesse sentido, é necessário conhecer sobre a influência das cores, das formas e dos números sobre cada aspecto da nossa vida. Tenho compartilhado um pouco do meu conhecimento sobre tudo isso aqui no blog, em outros conteúdos valiosos.
QUALQUER PESSOA PODE COCRIAR MANDALAS?
Sim!! Todas as pessoas que desejarem, independente do seu conhecimento sobre arte, podem aprender as técnicas para cocriar e pintar as suas próprias mandalas. Além de ser uma ótima forma de meditação ativa, a pintura geométrica, seja na pedra, na tela ou no MDF, poderá lhe trazer muitos benefícios.
A técnica de pontilhismo oferece um resultado inigualável. Além disso, durante todo o processo de elaboração e pintura você irá experimentar um estado meditativo, o qual, promove o aumento da sua capacidade de concentração, um estado de paz interior e equilíbrio que a levará a harmonização existencial que tanto buscamos.
Tudo isso contribuirá para que você se torne uma pessoa mais tranquila e mais feliz, e com isso você também terá a oportunidade de alcançar o restabelecimento do seu estado de saúde, tanto mental quanto físico.
Falamos bastante sobre isso em nossas redes sociais. Se esse assunto realmente te interessa, então segue a gente onde você preferir: Facebook, Instagram, Youtube, e acompanha todo o conteúdo que temos compartilhado no SET – Studio da Arte.
OS BENEFÍCIOS DAS MANDALAS
Como expliquei anteriormente, a configuração geométrica, a base numérica e as cores que compõem a mandala emitem vibrações específicas. Por isso, é possível cocriar e pintar mandalas para uma intenção e/ou vibração energética específica, o que chamamos de mandalas personalizadas.
Ou ainda, pode-se realizar a programação energética que se deseja para cada mandala, através de técnicas terapêuticas, como Reiki ou ThetaHealing. Então, a mandala vibrará a energia para a qual foi programada (ativada). E, dessa forma, ela irá contribuir na harmonização energética do ambiente onde se encontra.
De modo geral, isto é, mesmo sem a programação específica, toda mandala trará benefícios, tais como:
1. facilitam a meditação e auxiliam em técnicas de relaxamento, concentração e tranquilização da mente;
2. filtram e harmonizam as energias do ambiente;
3. podem ser associadas a outros métodos (terapias alternativas) de harmonização energética na cura e melhoria do estado psíquico, mental e espiritual.
E como consequência desses benefícios é possível alcançar: a plenitude, a totalidade e a cura. Perceba que tudo isso pode ser alcançado de diferentes formas:
- ato de contemplar uma mandala (como uma meditação) – quando realizado por alguns minutos todos os dias aumenta a concentração, e diminui a ansiedade e o estresse;
- cocriação e pintura de mandalas em pontilhismo.
Em minha história aliei as duas formas. Por isso eu posso te garantir que hoje, após a introdução das mandalas em minha vida, sou uma pessoa muito mais harmonizada em meu ambiente, com as pessoas que me cercam e com a Divindade que me habita.
E por tudo isso, eu sou muito mais feliz!!